+ -

Páginas

sexta-feira, 26 de julho de 2013

A massagem






Condições e disposições físicas: corpo relaxado, de bruços, roupas leves ou sem roupa.


A nuca

Com movimentos calmos e significativamente firmes, inicia-se a pressão com os polegares no osso occipital, seguindo do centro para as laterais até a linha posterior das orelhas. Feito isso por um pouco de tempo, com uma das mãos, realiza-se um movimento de pinça, puxando suavemente a musculatura da face posterior do pescoço, para frente e para trás, nos dois lados, relaxando a cabeça e a região cervical da coluna.


Os ombros

Em movimentos de pinça, manipula-se os músculos do ombro, seguindo em direção do pescoço aos braços. Recomenda-se, a cada área oscilada, realizar pequenas movimentações dos ombros, em completo. Em preferência, usa-se a mão direita para o ombro esquerdo e vice-versa.

Recomenda-se também fazer pressão contínua com os dedos médio e indicador no centro do segmento do ombro. Como no procedimento anterior, recomenda-se usar a mão direita para o ombro esquerdo e vice-versa.


Costas e coluna

Promovem-se fricções vigorosas com as mãos espalmadas na região lombar, lugar onde possíveis dores, contraturas e pequenas lesões costumam insistir. Esses movimentos podem se repetir o quanto for necessário e agradável.

Após, usa-se a ponta dos dedos para fazer movimentos firmes, circulares e igualmente vigorosos sobre o osso sacro. Usa-se as duas mãos, havendo a possibilidade de segurar o corpo pela cintura com os dedos indicador, médio, anelar e mínimo e deixando os polegares livres para tocar a região sacra.


O tronco

Por fim, eleva-se o tronco e os ombros para trás, resultando em um arqueamento harmônico do tronco e da cabeça, sempre atentando à respiração do corpo e à fluidez nos movimentos: cabeça, nuca, ombros, coluna cervical, lombar e glúteos.





Feitos esses procedimentos, deixar com que o corpo massageado sinta e aproveite os benefícios analgésicos e estimulantes da massagem. Fala-se, reticentemente: Agora acabou a massagem.
5 Somos Bem Normais: A massagem Condições e disposições físicas: corpo relaxado, de bruços, roupas leves ou sem roupa. A nuca Com movimentos calmos e...

Um comentário:

tente agir normalmente.

< >